24 de março de 2010

Teorema de Tales

Nova matéria do 9º ano

Teorema de Tales
o principal e o seguinte:





para resolver este exercicio é preciso achar o seguintes numeros:
*O que está entre A e B na primeira linha(neste caso é o x)
*O que está entre B e C na primeira linha(neste caso é o 3)
*O que está entre A e B na segunda linha(neste caso é o 4)
*O que está entra B e C na segunda linha(neste caso é o 2)

Depois de achar é so agrupar

nesse exercicio vai ficar assim










ai é so mutiplicar cruzado e resolver uma equação de primeiro grau
vai dar
2X=12
X=12/2(<- isto e uma fração coloquei assim porque nao da pra coloca em pé)
X=6
     
Depois posto mais alguns exemplos mais complicados
abraço

10 de março de 2010

Testes 2010

9 de março de 2010

operaçoes com radicais

Operações com Radicais


Radicais como potências de expoente fraccionário
São da forma n√am =a m/n , com a>0, n ∈ ℕe m/n ∈ℚ

Exemplos:

5√2-3 = 2-3/5

35 =3 15/3 = 3 √(3 15)

2 –1/4 = (1/2)1/4 = 4√(1/2) ou 2-1/4 =4√2-1

Radicais equivalentes

É uma propriedade útil para a simplificação de radicais e a redução de radicais ao mesmo índice. São da forma,

n√a m = np√a mp

com a>0, n e p ∈ℕ, m/n e { (mp)/( np) } ∈ ℚ

Exemplo:

5 2/3 = 5(2Ž4)/(3Ž4) então 3√52 = (3Ž4)√5(2Ž4)

Multiplicação de radicais

Aqui, os radicais têm que ter o mesmo índice, sendo da forma

n√aŽn√b = n√(ab)

com a, b ∈ ℝ+ e n∈ℕ.

Exemplos:

√2Ž√3Ž√5 = √(2Ž3)Ž√5 = √6Ž√5 = √(6Ž5) = √30

√2Ž4√3 = 2Ž2√22 Ž4√3 = 4√4Ž 4√3 = 4√12

Divisão de radicais

Tal como na multiplicação, também os radicais aqui têm de ter o mesmo índice. Assim, são da forma

n√a žn√b = n√ (a/b)

com a, b ∈ℝ+ e n∈ℕ.

Exemplo:

3√6 ž 3√3Ž3√2 = 3√ (6/3)Ž3√2 = 3√2Ž3√2 = 3√4

Adição de expressões com radicais

Só é possível simplificar a soma de expressões com radicais se estes tiverem o mesmo índice e o mesmo radicando. As operações de simplificação de radicais são: divisão do índice do radical e o expoente do radicando pelo seu máximo divisor comum ou passagem para fora do radical todos os factores possíveis.

Exemplos:

√2-√5+3√2+7√5 = √2+3√2-√5+7√5 = (1+3) √2+(-1+7)√5 = 4√2+6√5

3√5+29√53 = 3√5 + 23√5 = (1+2) 3√5 = 3 3√5

pois 29√53 = 29:3√53:3 =23√5

5√18+2√2 = 15√2 + 2√2 = (15+2)√2 = 17√2

pois 5√18 = 5√(32 Ž2) = 5√32Ž√2 = 5Ž3√2 = 15√2

8 de março de 2010

 Nova materia para 9º ano propriedades dos radicais
as principais propriedades são estas:


Isto acontece pois zero vezes zero sempre será zero, não importa quantas "n" vezes ele aparecer.


 Mesma coisa, um vezes um é sempre 1

 Esta podemos provar pela definição de raiz. Qual o número que multiplicado uma vez por ele mesmo resulta ele? Ele mesmo!


Se colocarmos esta raiz na forma de potência temos:
an/n 
e a fração n/n vale 1, então:
an/n = a1= a

Esta propriedade é idêntica à primeira desta matéria , a única diferença é que agora o "a" está elevado em uma potência diferente de 1.


E atenção ja tem um novo desafio na pagina "Novo Desafio".

ESTE JÁ ESTA VALENDO BÔNUS

abraços

Dia Internacional da mulher

Feliz dia da mulher

Numeros Inteiros -- Numeros Racionais -- Numeros Naturais

Ae Galera do 8°ano ta ae a materia ministrada em sala.


'Numeros Inteiros '





Interseção do conjunto dos naturais e dos inteiros.



Pertencem ao conjunto dos números inteiros os números negativos, os números positivos e o zero. Fazendo uma comparação entre os números naturais e os inteiros percebemos que o conjunto dos naturais está contido no conjunto dos inteiros.


N = { 0,1,2,3,4,5,6, ... }

Z = { ... , -3,-2,-1,0,1,2,3,4, ... }


N c Z

O conjunto dos números inteiros é representado pela letra Z maiúscula. Os números positivos são representados com o sinal de (+) positivo na frente ou com sinal nenhum (+2 ou 2), já os números negativos são representados com o sinal de negativo (-) na sua frente (-2).

►Os números inteiros são encontrados com freqüência em nosso cotidiano, por exemplo:




Um termômetro em certa cidade que marcou 10°C acima de zero durante o dia, à noite e na manhã seguinte o termômetro passou a marcar 3°C abaixo de zero. Qual a relação dessas temperaturas com os números inteiros?

Quando falamos acima de zero, estamos nos referindo aos números positivos e quando falamos dos números abaixo de zero estamos referindo aos números negativos.

+10° C ------------- 10° C acima de zero
- 3° C --------------- 3° C abaixo de zero

♦ Exemplo 2:

Vamos imaginar agora que uma pessoa tem R$500,00 depositados num banco e faça sucessivas retiradas:

• dos R$500,00 retira R$200,00 e fica com R$300,00

• dos R$300,00 retira R$200,00 e fica com R$100,00

• dos R$100,00 retira R$200,00 e fica devendo R$ 100,00

A última retirada fez com que a pessoa ficasse devendo dinheiro ao banco. Assim:

Dever R$100,00 significa ter R$100,00 menos que zero. Essa dívida pode ser representada por – R$100,00.


►Oposto de um número inteiro



O oposto de um número positivo é um número negativo simétrico. Por exemplo: o oposto de +2 é -2; o oposto de -3 é +3.

►O conjunto dos números inteiros possui alguns subconjuntos:

- Inteiros não – nulos
São os números inteiros, menos o zero.
Na sua representação devemos colocar * ao lado do Z.
Z* = {..., -3, -2, -1, 1, 2, 3,...}

- Inteiros não positivos
São os números negativos incluindo o zero.
Na sua representação deve ser colocado - ao lado do Z.
Z_ = {..., -3, -2, -1, 0}

- Inteiros não positivos e não – nulos
São os números inteiros do conjunto do Z_ excluindo o zero.
Na sua representação devemos colocar o _ e o * ao lado do Z.
Z*_ = {..., -3, -2, -1}

- Inteiros não negativos
São os números positivos incluindo o zero.
Na sua representação devemos colocar o + ao lado do Z.
Z + = { 0,1 ,2 ,3, 4,...}
O Conjunto Z + é igual ao Conjunto dos N

- Inteiros não negativos e não - nulos
São os números do conjunto Z+, excluindo o zero.
Na sua representação devemos colocar o + e o * ao lado do Z.
Z* + = {1, 2, 3, 4,...}
O Conjunto Z* + é igual ao Conjunto N*



Numeros Racionais




Interseção dos conjuntos: Naturais, Inteiros e Racionais.


s números decimais são aqueles números que podem ser escritos na forma de fração.

Podemos escrevê-los de algumas formas diferentes:
Por exemplo

*Fração Ordinária

* Números decimais com finitas ordens decimais ou extensão finita:









*Número decimal com infinitas ordens decimais ou de extensão infinita periódica. São dízimas periódicas simples ou compostas:










► O conjunto dos números racionais é representado pela letra ''Q'' maiúscula.




►Outros subconjuntos de Q:

Além de N e Z, existem outros subconjuntos de Q.

Q* ---------- É o conjunto dos números racionais diferentes de zero.

Q+ ---------- É o conjunto dos números racionais positivos e o zero.

Q- ----------- É o conjunto dos números racionais negativos e o zero.

Q*+ ---------- É o conjunto dos números racionais positivos.

Q*- ----------- É o conjunto dos números racionais negativos.



► Representação Geométrica




Entre dois números racionais existem infinitos outros números racionais.




Numeros Naturais

Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos incluindo o zero. Representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves.
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... }

- Quando for representar o Conjunto dos Naturais não – nulos (excluindo o zero) devemos colocar * ao lado do N.
Representado assim:
N* = {1, 2,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,10 ,11 ,12, ... }

A reticência indica que sempre é possível acrescentar mais um elemento.
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...} ou N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ... }

Qualquer que seja o elemento de N, ele sempre tem um sucessor. Também falamos em antecessor de um número.
• 6 é o sucessor de 5.
• 7 é o sucessor de 6.
• 19 é antecessor de 20.
• 47 é o antecessor de 48.
Como todo número natural tem um sucessor, dizemos que o conjunto N é infinito.


Quando um conjunto é finito?
O conjunto dos números naturais maiores que 5 é infinito: {6, 7, 8, 9, ...}
Já o conjunto dos números naturais menores que 5 é finito: {0, 1, 2, 3, 4}
Veja mais alguns exemplos de conjuntos finitos.
• O conjunto dos alunos da classe.
• O conjunto dos professores da escola.
• O conjunto das pessoas que formam a população brasileira.

5 de março de 2010

Teorema de pitagoras

ae galera pra quem e do 9º e faltou aula esses dias agora ta ai a nova materia para 9º "Teorema de Pitagoras"

o principal eh
h²=c²+c²
h=Hipotenusa
c=cateto
ou seja:
a hipotenusa ao quadrado e igual a cateto ao quadrado mais cateto ao quadrado
para explicar melhor
a hipotenusa sempre fica de frente para o ângulo reto
o cateto é oque fica ao lado do ângulo reto









um exemplo cum numero e variavel


resolvendo isso temos:
x²=3²+4²
x²=9+16
x²=25

x=√25
x=5
ou seja neste caso a hipotenusa vale 5
*Duvidas frequentes:
por que fazer:

x²=3²+4²
se podemos fazer
x²=4²+3²
a resposta eh
todas essa duas estao corretas
nao importa a ordem do catetos
o importante é não inverter o lugar da hipotenusa e do cateto
DUVIDAS?
se tiver duvidas postem abaixo